quarta-feira, janeiro 31, 2007

O COMEÇO - O FUTURO


CARTA ENDEREÇADA AO MEU EU


Este quarto é tão pequeno! Ah é verdade! Maman costuma falar que é meu ego quem ocupa muito espaço. Eu não me importo! O que me importa é me virar e virar neste espaço pequeno demais e não ter onde guardar meus sonhos e minhas aspirações. Ah, como ser jovem pode ser estafante! Tenho pressa, mas ninguém me compreende. Agora, confinada aqui, só posso esperar, lamentar e recordar.
Claro que existem coisas piores, como a morte de papa, mas ainda assim, isso não me consola. Deve ser porque não é só meu ego quem ocupa espaço, meu egoísmo também é enorme e espaçoso. Mas, na verdade, agora, sentada neste banco desconfortável, escrevendo nesta mesinha nova que coloquei exatamente em frente a minha janela, posso perceber que não estou tão presa assim. Pelo menos posso olhar pela janela e apreciar toda a paisagem que se estende além deste quarto insignificante e desta janela que aqui me aprisiona.
Está tudo tão lindo. O Sol brilha tão forte, traz um brilho a mais ao verde da floresta na qual me perdi tantas vezes quando pequena e os animais estão parados. É como se compartilhassem entre si o segredo alegre da vida. Sabe quando um olhar é mais eloqüente do que mil palavras? É assim que os vejo, e de um certo modo os invejo pela liberdade que possuem. Isso me faz lembrar do Seth...
Há tanto tempo ele não vem me visitar. Posso até imaginar o que me diria se me visse aqui agora... Falaria que eu era uma tonta por estar aqui presa, quando deveria estar passeando e aproveitando o verão lá fora em um dia tão belo... Realmente não teria concordado com minhas decisões em voluvelmente contrariar as expectativas de maman em não ir aos bailes desta temporada caçar um bom marido, pois para ele festejar a vida é o que realmente importa, não importa o modo, e provavelmente teria achado graça!
Era tão bom quando ele e Ana faziam parte do meu dia-a-dia. Brincávamos, conversávamos, mas a vida acabou nos fazendo seguir por rumos diferentes, embora nossa amizade ainda nos una! Pensando bem, a Ana me encorajaria a ir encontrar algum príncipe que me roubasse o título de Solteirona – ela só pensa em casar! – e o Seth por achar que ando muito presa e triste... Amigos engraçados, inteligentes, sensíveis, mas acima disso, aos quais serei eternamente grata por tantos ensinamentos e pelas incontáveis vezes em que me ajudaram, como neste momento.
Saudades de ambos sempre sentirei, mas não devo decepcioná-los amofinando-me neste quarto pequeno... Este quarto é sim o meu mundo, mas eu e meu ego precisamos andar também por outros lugares mais arejados... O futuro só depende de mim e de tudo o que aprendi a ser com meus amigos e com minha família: eu mesma. Assim, sem nexo, eu termino esta carta com um largo sorriso irônico e alegre nos lábios, pensando em como maman achará interessante encontrar na parede deste quarto essa enorme frase com tinta vermelha:
O FUTURO RESIDE AQUI: EM MIM
Agora, posso ter certeza de que ela vai me permitir ir passear lá fora, sem ficar presa admirando toda esta beleza apenas pela janela de vidro deste meu quarto... Acima de tudo, porque esta foi minha própria escolha... Sem nexo, mas com muita coerência!
Esyath Barret