domingo, julho 29, 2007

AMOUR! É LINDO, NÃO É? MAS É TRAPACEIRO E METIDO TAMBÉM...

"A lua fascina,
mas o amor
é bem mais concreto."
"Por sua concretude,
é muito metido!
Vai chegando
e fascinando..."
(Esyath Barret)
Será que eu consigo escrever algo que não envolva minha vida amorosa? Caro amigo blogueiro, eu estou em uma daquelas fases delicadíssimas, onde esquecemos nossas aspirações literárias e só conseguimos escrever sobre amour! – rs.
Convenhamos que falar de amor naturalmente é belo e poético, mas se eu continuar com este sorriso impertinente nos lábios todo o tempo e cantando como um rouxinol estridente a todo instante, eu mesma vou dar uma marretada na minha cabeça! – rs.
Então, esta semana vou me esforçar para dar continuidade a um de meus inúmeros e sempre inacabados contos... – rs.
Por enquanto, como estou romântica demais – rs – por quê será!? – rs – dedico a todos esta poesia!
ZOMBANDO
lua
Lua trapaceira,
pensas que não sei o por quê
deste sorriso zombeteiro?
Não é porque estás em período crescente,
mas porque sabes que sou solidária a ti,
no infortúnio de aguardar o meu amor.
Desejas o Sol,
mas não podes sempre tocá-lo.
Não sejas egoísta!
Ao menos quando te fundes a ele,
conheces as raízes do amor amante.
Eu sequer tenho este humilde prazer.
E não apenas a mim ridicularizas,
mas ao meu futuro amado,
que em algum lugar deste ponto
alto em que estás,
podes também contemplar.
Mas ri por último quem ri melhor.
Achas engraçado minha solidão?
Veremos quem apreciará quem,
quando além das estrelas,
eu tiver a companhia eterna do meu amor,
que não é Solar, mas é Estrelar.
Mas não zombarei de ti,
e sim me apiedarei!
ZOMBAR...
Esyath Barret

terça-feira, julho 17, 2007

SORTE:UMA MOEDA DE DUAS FACES

“A sorte escolhe cada nome por acaso.”
“Mas o que é sorte?
Nossas escolhas ou nossos destinos?”
(Esyath Barret)
Engraçada essa tal de Sorte...

O CONTO DA SORTE

O pranto das crianças,
não altera a rotina da sociedade.
A mãe que amamenta,
passa fome e desespero.
E em um segundo de história,
a astróloga fala da sua sorte.
Engraçada essa tal de fortuna,
que sorri apenas para poucos,
e destrata os nossos personagens.
Os pequenos saciam o fome,
no lixo das sobras sociais,
onde outrora plantaram um jardim,
que foi pisoteado,
pelos ditos "agraciados".
Homens honestos, de fé,
cidadãos honrados,
que como sonegam impostos,
desprezam os pobres,
vítimas da desigualdade social.
Engraçada essa tal de sorte,
que ignora o cotidiano desses infelizes.
Mas o Pai, que tudo sabe,
no fim, acalenta esses desabrigados.

Esyath Barret

sexta-feira, julho 06, 2007

AMAR! AMO, AMAS, AMAMOS...

"A essência do amor,
está na magia da vida".
(Esyath Barret)
AMANDO
Amor. Amor! Amor? Como assim? É um substantivo masculino, que descende da expressão em latim “amore”, possuindo várias acepções, desde definições simples como as que trazem o Aurélio, por exemplo, quando afirma ser um sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa, à definições poéticas, como a mais famosa deixada por Camões, quando nos informa que “ Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer”.
Mas será que um sentimento tão abstrato quanto a certeza de que Deus existe pode ser explicado? Porque, nós sabemos que o Todo-Poderoso existe, criou a todos nós, tudo que nos cerca, e até mesmo nossos sentimentos, mas ainda assim, não podemos ver ou tocá-lo... Por isso é considerado abstrato. Ou será que Deus, em sua Onipotência, não se preocupou em nos preencher com sentimentos e consciência... Será que tudo foi uma aprendizagem autodidata e extremamente humana?
Mais perguntas sem respostas... Mas tendo sido uma criação humana ou Divina, como podemos explicá-lo? Muitos dizem que deve ser expressado em ações e não em palavras, mas vivendo em uma época onde as gerações se tornam cada vez mais materialistas e céticas, acredito lealmente que se não escutarmos da boca de quem desejamos que o sentimento é real, jamais teremos plena certeza de nossas convicções, daquilo que os gestos tentam dizer.
A pobreza que contamina esse abstrato sentimento, mas concretamente existente, se deve ao fato das pessoas terem passado a pronunciá-lo como quem repete uma notícia memorizada, sem prestarem atenção ao que falam, muitas vezes, como se fosse um cumprimento, mas jamais, como se fosse uma confissão, ou o compartilhamento de uma verdade que nos sufoca, alegra, irrita e move nossas ações.
Portanto, ter meu blog indicado como premiado do título de “Blogs que Falam de Amor” e de “Destaque Cupido Fonte de Amor”, por conseguir que alguém percebesse aquilo a que me dedico, mas sem ter certeza de conseguir, expressando esse sentimento que palpita no meu peito e que incoerentemente não compreendo, para jamais esquecê-lo, expressando-o de modos distintos, sendo ficcionalmente honesta, através dos meus contos e romances, ou honestamente ficcional através de poesias, registrando minha esperança de que este sentimento brote em meu peito, evolua e me mova sempre, me deixou não apenas lisonjeada, mas confiante, pois se alguém conseguiu perceber que o amor pode existir aqui, nas letras escritas e nas subentendidas, é porque ele pode florescer em mim verdadeiramente, me fazendo assimilar, que o verdadeiro sentido do amor é a vida!
A verdade é que o amor jamais será explicado, jamais será compreendido, jamais será exemplificado, pode apenas ser sentido, e isso, todos conseguimos através do maior de todos os tesouros: A VIDA.
O amor está na poesia que toca um coração, fazendo-o vibrar com a sensibilidade da esperança, na música que nos faz recordar dos tempos felizes que passamos no braço dos seres amados, no romance ficcional de um autor que deseja provar que somos capazes de sentir o amor escrito, na amizade, na maternidade, nas discussões entre casais, onde cada um tenta provar ao outro suas verdades parciais... E na blogueira, que escreve sobre o amor, sobre suas possibilidades e hipóteses, na ânsia de que quando ele se achegar, ela tenha uma noção do que ele é, embora, esta seja para sempre, vaga...
Agradeço a Rafa, blogueira do “http://biologapoetisa.zip.net/”, a qual me indicou e que enxergou romantismos onde eu mesma, me nego a enxergar... – rs.
Os indicados ao prêmio, devem resolver o desafio “MEU TEMPO INFINITO”, escolhendo uma foto e uma poesia, que expresse o título do citado desafio, devem indicar mais dez blogueiros e colarem nas barras laterais de suas páginas os slogans da campanha – que estão afixados na barra lateral desta página, ambos são vermelhos -, para que nós, mais que blogueiros, mas acima disso, seres humanos, não esqueçamos jamais de expressarmos o amor que somos capazes de sentirmos, apesar de todos os descontentamentos e obstáculos pelos quais passaremos sempre... Pois amar é estar vivo. Onde não há amor, não há esperança. Sem esperança, perde-se o brio da vida. E se viver não vale mais a pena... O ser humano, deixa de ser humano....
Responderei ao desafio no próximo post e abaixo, indico as páginas que mais me fazem pensar no amor, embora, todos os seres humanos na minha opinião, sejam capazes de expressar e sentir este sentimento que é tão belo e imperfeitamente humano.
AMANDO
(DES)CONEXAMENTE INDICADOS:
AMANDO
ALF - http://pensamentosilegais.blogspot.com/ - preso na tempestade do tempo, ele consegue expressar a sensibilidade que sente, ou seja, a expressão ilegal, amorosa, filosófica, humana e por isso mesmo, altamente esquecida, do amor.
LY - http://ancoradourodesaudades.zip.net/ - uma poetisa que deixa em cada verso seu, o peso da âncora que a saudade do amor vivido e não vivido desperta na humanidade.
ANA. - http://arosadodeserto.zip.net/ - uma moça-poeta, que atualmente, registra em seus haikais a essência do amor, de modo conciso, claro e diverso, como esse gênero literário exige, assim como todo ser humano, deveria encarar a vida, objetivamente.
UMABEL - http://umabel-omeumundo.blogspot.com/ - uma mulher que é fofa como uma nuvem de algodão doce, pois expressa romanticamente em seus textos, todo o romantismo que vibra em si. E existe algo mais poético e fofo, que um amor romântico?
LOBA - http://lobaminas.blogspot.com/ - uma fera que consegue amadurecidamente e realisticamente expressar poetando e proseando a força adulta do amor, de modo irreverente, simples e literário.
MYSTIC BUTTERFLY - http://www.arcadoanjo.blogspot.com/ - uma escritora que consegue compartilhar conosco, os segredos da inocência e da esperança que o amor impõe a vida. Sem esperança e otimismo, o amor perece. É isso o que ela ensina.
POETA DA LUA - http://www.loucadalua.blogspot.com/ - uma poetisa que busca incessantemente sua própria capacidade de amar, através de cada suspiro de vida que brota em si, registrando isso em cada verso que registra.
DANIEL - http://aladiah.blogspot.com/ - um português que encontrou a sabedoria da vida, entendendo que o amor e suas múltiplas facetas possuem vários humores, portanto, compartilha conosco seus sentimentos e entendimentos, de maneiras variadas, através de suas poesias.
VINY - http://www.docespoesias.blogspot.com/ - um rapaz que consegue demonstrar o amor, quando prova sua generosidade, dividindo conosco a doçura de suas poesias e seu próprio espaço, compartilhando-o com outros blogueiros, quando posta produções que admira na própria página.
MUTAÇÕES - http://mutacoes.zip.net/ - um mutante que honestamente detesta correntes – rs – mas expressa a capacidade do amor, de se mutar e transmutar a cada segundo, quando somos obrigados a reconhecer, como ensinam seus poemas, que a mudança é apenas uma das inúmeras capacidades do amor, de aceitar diferenças e adequar-se a elas.