sexta-feira, agosto 29, 2008

QUEM É ESSA MENINA CHAMADA MENTE?

"E diante do espelho podemos enfrentar nossos demônios."
(Esyath Barret)

Estive pensando sobre a minha mente. Ela é uma protagonista com história própria, independente, mas ao mesmo tempo, só consegue se verbalizar através de uma aliada, a minha boca, quando expresso palavras sussurradas ou em voz alta. É voluntariosa, arrogante, sagaz, filosófica, puritana, liberal e preconceituosa, uma mademoiselle paradoxal. Como alguém pode ficar presa em um tal de meio-termo? Este é o caso de minha mente... uma boa amiga e uma terrível inimiga...
Querem ver? Vamos à entrevista...

Srta. o que a senhorita pensa do ser humano?
Resposta: é egoísta, amargo, ambicioso, desonesto, mas inteligente, amável e belo.

Srta. por que acha que o homem tem um lado sombrio tão explícito?
Resposta: porque todos os dias vejo atos brutais cometidos pelos ditos humanos.

Srta. por que acha que o homem é desonesto?
Resposta: porque ele geralmente defende ideais belos, justos, decentes, compreensivos e desapegados, mas não costuma seguí-los, e quando o faz é puro teatro, para conquistar admiração alheia...

Srta. em que acredita?
Resposta: em um ser humano capaz de se assumir exatamente como é, encarando suas qualidades e defeitos sem medo ou preconceito, aceitando sua natureza como algo normal, sendo ainda possível esforçar-se para eliminar seus erros não os repetindo...

A Srta. se julga uma humana honesta e justa?
Resposta: querida, a justiça é algo difícil de se definir, pois costumamos utilizar a palavra com freqüência, mas os parâmetros que usamos para compreendê-la são mercenariamente pessoais e enquanto eu me submeter a esta influência social, não serei capaz de ser moralmente justa. Enquanto eu não me assumir exatamente como sou, sendo sempre franca no que tange minhas ações, sentimentos e opiniões, e me aceitando como sou, ouso afirmar que não sou e nem serei honesta. E a honestidade parcial é mais vagabunda do que a completa desonestidade.


Srta. acredita que o ser humano é capaz de amar?
Resposta: sim, todos, sem exceção! Apenas não sabem admití-lo e administrá-lo. Talvez o ser humano tema saber que pode ser herói de sua própria história... tema conhecer a grandiosidade de sua alma, perdendo a certeza de que não precisa acalentar um lado negro eternamente...

Srta. gosta de amar?
Resposta: querida, esta já é uma outra história...

Continua...