sexta-feira, junho 01, 2007

JOVENS: TOLOS E ROMÂNTICOS

"A juventude é terrivelmente romântica.
Os sábios, terrivelmente céticos.
Deve existir um meio termo!"
(Esyath Barret)

CRÔNICA SEM NEXO DE UMA JOVEM

Por Esyath Barret

PENSAMENTOS (DES)CONEXADOS

Eu estava andando e recordei-me dele. É engraçado, como nós, jovens, podemos ser tolos. Vi uma gestante e pensei se algum dia serei mãe... Depois recordei-me dele com seus belos olhos azuis, e pensei em um garotinho lourinho, com lindos olhos claros... Que bobagem devanear desse jeito. É claro que não sei se serei mãe... É claro que meus filhos provavelmente terão olhos castanhos como eu... É claro que eu não tenho vocação para a maternidade... É claro que sonhar com amor é tolice... Quer dizer... Olhe para a minha vida!!! Não tenho direito a isso. Na verdade essas utopias, são contos, lendas... Típicos de romances. Nada mais, nada menos... A vida é curta e deve ser vivida rapidamente... Não tenho tempo para sonhos e divagações. Quando pude escolher, não quis... E olhe que tive muitas oportunidades... É só... que eu descobri ter uma queda por olhos azuis... Bobagem! É melhor ir estudar... Alguém me disse que sonhos e ilusões eram coisas típicas de príncipes e princesas da Idade Média, porque apesar das guerras e intrigas que acompanham a humanidade desde seu princípio, naquela época eles tinham muito tempo ocioso, e podiam empregar seu tempo em pensamentos e romantismos... Talvez seja apenas porque pior do que ser tola, eu sou romântica. O que no fundo, é muito pior... Pelo menos tenho consciência disso... Sonhar é bom, mas não me satisfaz o bastante. E viver sonhos? Eu diria, que eles não estão ao meu alcance... Pelo menos, não sonhos de natureza romântica... Provavelmente porque não me aceito... Se não me aceito, como posso imaginar que alguém me aceitaria? Se esse alguém não me aceitar, uma vez que eu mesma não me aceito, seria terrível sofrer com a ferida da rejeição. É melhor guardar minha coragem para desbravar aventuras profissionais, jurídicas e literárias. Desbravar o mundo que quero conhecer... Apesar de desejar amar... Nunca estive pronta para isso... Não nasci para ser amada, porque não sei amar... Acho, que sei apenas escrever e divagar... Então, é melhor ir sentar ali e estudar... Meu preceptor, não gostaria de me ver sentada aqui, escrevendo sensibilidades que não levam a nada...


*Ainda terei mais uma semana causticante de provas, e acredito lealmente, que esta pressão psicológica está me levando a ser nostálgica... Lembrar de coisas que pensei estarem relegadas a um passado que desconexamente, nem parece que foi meu... Estou visitando todos na medida do possível... Agradeço desde já as palavras de admiração que têm me dedicado e até mesmo, as críticas! – risos – Prometo ser mais assídua assim que tiver certeza de que consegui vencer meu maior desafio: passar neste semestre em todas as disciplinas.